Uma cidade holandesa concordou em passar semanas derrubando uma ponte histórica para que o novo superiate gigantesco de Jeff Bezos possa chegar ao mar aberto neste verão.
O navio de 417 pés de comprimento e três mastros do fundador da Amazon, Jeff Bezos, está em construção na Holanda, mas o barco será muito alto para passar sob a ponte Koningshaven de Rotterdam, que tem uma folga de 130 pés, de acordo com o NL Times. Como solução alternativa, o megabilionário e o fabricante de barcos Oceano teriam pedido às autoridades de Roterdã para desmontar temporariamente a ponte icônica e se comprometeram a reembolsar a cidade pelas despesas.
A desmontagem e remontagem da seção central da ponte conhecida localmente como “De Hef” deve levar mais de duas semanas, disse o jornal. Autoridades de Roterdã elogiaram o projeto favorito de Bezos como um gerador de receita. “De uma perspectiva econômica e de manutenção do emprego, o município considera este um projeto muito importante”, disse o líder do projeto municipal Marcel Walravens. “Além disso, Rotterdam também foi declarada a capital marítima da Europa. A construção naval e a atividade nesse setor são, portanto, um importante pilar do município.”
Veja também:
- Essas são principais cidades do mundo onde os bilionários vivem
- ‘Fazer xixi é muito fácil’: bilionário japonês comenta experiência de viagem para o espaço
- Jeff Bezos faz doação de R$ 535 milhões (1% do seu patrimônio líquido) para ajudar famílias sem-teto
A notícia da desconstrução planejada da estrutura de aço de 1878 prejudicou as autoridades de preservação, que disseram que a cidade prometeu não desmontar De Hef novamente após uma restauração em 2017.
“O emprego é importante, mas há limites para o que você pode fazer com nossa herança”, disse Ton Wesselink, da Sociedade Histórica de Rotterdam. Outro líder local disse que se curvar a Bezos era uma “ponte longe demais”, ao repreender severamente algumas das práticas comerciais da Amazon.
Veja também:
- Itália briga para adicionar café espresso à sua lista de patrimônios culturais
- O SUV mais poderoso de todos os tempos. Conheça o novo Aston Martin DBX707!
- Hotel de vidro faz você se sentir entre as estrelas de Machu Picchu. Reservas começam hoje!
“Este homem ganhou seu dinheiro cortando pessoal estruturalmente, sonegando impostos, evitando regulamentações e agora temos que derrubar nosso belo monumento nacional?” O político de Roterdã, Stephan Leewis, escreveu no Twitter.
A ponte foi um dos primeiros marcos de Roterdã a ser restaurado depois que a cidade foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Tornou-se obsoleto depois que um túnel foi construído para o tráfego de trens em 1993, mas os moradores se recusaram a demolir o vão e foi convertido em monumento nacional, informou o jornal.
O superiate Y721 de Bezos será um dos maiores já fabricados na Holanda, que é um centro de construção de barcos para os muito ricos, segundo a Bloomberg. A altura imponente do iate apresentou outros problemas para o segundo homem mais rico do mundo.
Os mastros altos do barco representariam um perigo para os helicópteros, então o ex-CEO da Amazon encomendou um iate de apoio com um heliporto para seguir em seu rastro, disse a agência.
Fonte: NY Post
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br